Telefone para Contato: (67) 3231-2283

Proposta Pedagógica

A PROPOSTA PEDAGÓGICA sonha com um ideal de homem, de educação e sociedade. Almeja um homem liberto de preconceitos, violência, ignorância, alienação: projeta um homem capaz de sonhar e construir uma sociedade fraterna, democrática e feliz.
A formação integral do homem, mais do que exigir dele memorização de conteúdos ou aquisição de habilidades técnicas, objetiva torná-lo flexível, capaz de pensar globalmente, de se comunicar, resolver problemas e trabalhar em parceria.

O Colégio Imaculada Conceição busca as fontes e raízes de sua prática pedagógica no sistema educativo do fundador das obras salesianas, o sacerdote Dom Bosco. Ele deixou-nos um legado pedagógico baseado na “amorevollezza”, um estilo de educar baseado em valores cristãos, sob o prisma da inclusão e da reciprocidade. Praticou com eles o Sistema Preventivo que tem por eixo três pilares: Razão, Religião, Amorevollezza (mais forte que carinho):

  • Razão: forma de criar e garantir, num relacionamento dialógico, a autonomia intelectual do aluno, que conhece e assume as “razões” de tudo aquilo que estuda e vivencia, inclusive seus limites;
  • Religião: como abertura ao sentido radical da existência e prática dos valores evangélicos, com atitude ecumênica e dialógica;
  • Amorevollezza: como clima educativo de confiança, compreensão, alegria e amor, que favorece o relacionamento educador/educando, e estimula o crescimento pessoal, sem dependência ou direcionismo.

Para D. Bosco, o ambiente educativo é um fator preponderante de êxito na práxis educativa.
O espaço físico é um componente importante na educação. Ambientes agradáveis, arejados, aconchegantes, simples, passando a ideia de uma escola cheia de vida e acolhedora. Mais do que beleza ou luxo, o jovem quer a decoração do sorriso dos mestres, o carinho da direção e de toda a comunidade educativa.
Uma comunidade educativa que se propõe seguir o espírito educativo de Dom Bosco. Sabe que alguns ambientes são prioritários: o pátio, o teatro, a capela, a sala de música, ou diríamos hoje, aparelhos de som e toda a parafernália sonora. O ambiente também se enquadra na proposta pedagógica. As atividades extras e interessantes que acontecem nestes espaços marcam o cotidiano e deixam recordações inesquecíveis. As experiências de aprendizagem correlacionadas ao ambiente acolhedor e agradável propiciam encantamentos diante da vida, do mundo e de si mesmos e sinalizam atitudes e decisões futuras.
Esta proposta quer lançar o desafio da verdadeira alfabetização: ler, compreender e transformar o mundo a partir dos mais tradicionais meios de comunicação até a comunicação digital, sem a qual o homem deste milênio não sobreviverá.
O CENIC, como escola salesiana, preocupa-se em criar um espaço educativo, a fim de que o educando:

  • Aprenda a aprender – preparando-se para enfrentar as mudanças;Aprenda a fazer - adquira habilidades e competências práticas;
  • Aprenda a ser – enriquecendo-se interiormente e contribuindo para o crescimento coletivo;
  • Aprenda a conviver – sendo solidário com o grupo com o  qual convive;
  • Aprenda a crer - vivenciando valores transcendentais cristãos.
     

Galeria de Imagens

Topo