Telefone para Contato: (67) 3231-2283

Educativo-Pastoral

A PASTORAL JUVENIL das FMA é a realização concreta da missão educativa que nos caracteriza. Ela é a expressão da atenção da Igreja para com o mundo juvenil e por isso insere-se na ação da Igreja, enriquecendo-a com o dom do carisma salesiano de S João Bosco e de Santa Maria Domingas Mazzarello.

  • É PASTORAL porque queremos olhar para Cristo Bom Pastor  e  agir como Ele,  de modo que todos O coloquem como referência fundamental na construção da personalidade.
  • É JUVENIL porque visa o crescimento integral das jovens Gerações,  acompanhando-as na busca de sentido  para que “tenham vida em abundância”.
  • É SALESIANA porque os nossos fundadores se inspiraram na mansidão e bondade de S Francisco de Sales. O Sistema Preventivo de S João Bosco é uma síntese entre educação e evangelização que orienta os jovens para serem “bons cristãos e honestos cidadãos”.

O CENIC realiza sua ação pastoral junto aos educandos através dos encontros diários e dos grupos espontâneos.

  • No ambiente educativo -  implica o esforço de todos em criar espírito de família, clima de alegria e de festa, trabalho diário e esforço concreto e atenção ao protagonismo dos próprios jovens
  • Na relação educativa pessoal onde procuramos conhecer a história pessoal de cada educando e os traduzir em familiaridade entre educadores e educandos, em confiança e simpatia para com o mundo dos jovens, na capacidade de acolhimento e diálogo;
  • Na "presença-assistência" dos educadores entre os jovens de modo a fomentar as suas iniciativas, a oferecer elementos de amadurecimento pessoal, a prevenir experiências negativas, a proporcionar uma visão religiosa da vida;
  • Na oferta respeitosa de uma experiência de fé que leva ao encontro com Deus na vida diária, à celebração da fé, ao sentido de Igreja;
  • Na proposta de compromisso cristão mediante o cumprimento do dever, a solidariedade e o modo de estar na vida social.
  • Na participação de grupos como a IM - Infância missionária. A Infância missionária é uma iniciativa da Igreja católica para ajudar as crianças a se aproximarem da boa nova de Jesus e saber apresentá-lo às outras crianças. Trabalhamos com os educandos de 3° ao 5°ano nessa proposta.
  • Líderes de Sala Esse grupo tem como objetivo conhecer as regras da escola ajudar a cumpri-las e reivindicar mudanças ou explicação quando achar necessário. Representar seus colegas. Colaborar para que a escola realize bem as suas atividades.
Topo